terça-feira, 12 de julho de 2016

Comida saudável e diversão

Eu já vi muita criatividade com comida, mas esse poodle ficou muito fofo. As bananas fantasiadas de pirata são bem fáceis de fazer, assim como a borboleta.
Enfim, é só entrar no pinterest para encontrar mil e uma dicas de comida saudável e diversão. Além de incentivar a alimentação saudável, estimula a criatividade e a interação com os pequenos. Criança aprende o que a gente ensina. Então, bora ensinar coisa boa! 

Siga meu painel helath eating... Food, Drink, etc. Clique AQUI



domingo, 11 de janeiro de 2015

Lema para 2015: Novas Atitudes!


A vida vai nos ensinando que é fato que não conseguiremos resultados diferentes com as mesmas táticas (fracassadas) de sempre.
Como quero várias coisas diferentes para 2015, em vários campos da minha vida, resolvi colocar em prática "de verdade" essa questão das novas atitudes.

Quando falo "colocar em prática de verdade", penso em atitudes conscientes, em planejamento, estudo das situações e tomada concreta de decisões (administrador adora isso rsrs).
Se existem tantas técnicas profissionais e comprovadas para a área de negócios, por que não pensar assim também na área pessoal do bem-estar geral, da qualidade de vida em todos os sentidos?
Sim, isso pode e deve ser feito! Assim, diminuímos os riscos (gestão de riscos rs) de passar mais um ano insatisfeitos, apenas sonhando (ou sem sonhos), reclamando de determinadas situações, terceirizando a culpa e com o resultado concreto de fracasso.
Quando falo em atitudes novas, não me refiro a grandes feitos, mas a pequenas ações. E aí cada um sabe (lá no fundo, todo mundo sabe) o que pode ser feito.
O mais difícil é dar o primeiro passo, vencer velhas crenças, perder certos medos, sair da conformidade.
Para isso sim é necessário ser determinado. Eu quero isso -> para conseguir "isso", tenho que fazer "tal e tal"... -> então, se eu realmente quero "isso", eu vou fazer! Pronto!
E essas novas atitudes devem ser generalizadas, pois, quanto melhor estamos conosco, mais coisas boas vamos atraindo. Isso não tem a ver com misticismo ou religião, é simplesmente uma lei da vida, quer você acredite ou não.
Com bom senso (é claro),  experimente novos caminhos, outros sabores, faça novas amizades, quebre paradigmas, pare de reclamar, procure algo de bom nos seus "inimigos", realize um sonho de infância...
Eu sempre quis aprender a andar de patins, já tinha até comprado, faltava começar. Então os caminhos foram se abrindo... "Consegui" uma amiga que também tinha a vontade, um professor bacana e dedicado e, de quebra, um grupo muito legal.
Ontem (sábado) foi a primeira aula. Confesso que eu poderia não ter ido, afinal a semana não foi muito boa e eu estava com várias coisas para resolver. Porém, lembrei-me das novas atitudes, coloquei-me em primeiro lugar e fui. E foi a melhor coisa que eu fiz por mim. Conheci novas pessoas, dei risada, conheci um lugar novo e agradável na minha cidade (antigo, mas eu nunca tinha ido), arejei a mente, pensei em coisas totalmente diferentes, conversei assuntos totalmente diferentes, tive de me concentrar para aprender, enfim, foi tudo de bom para o corpo (patinação é um esporte bem completo) e para a mente.
Eu saí de lá bem melhor do que cheguei e com a sensação de dever cumprido, um compromisso meu comigo mesma. Com certeza, meu dia foi melhor, eu fui melhor com quem passou por mim.
Então é isso! Novas atitudes, pequenas atitudes todos os dias e, no final, resultados diferentes!
Esse foi só um exemplo das muitas oportunidades que passam por nós todos os dias. Basta que estejamos abertos ao novo.
É lógico que aprender a patinar não é meu grande objetivo para 2015, o que eu desejo é bem mais abrangente, diríamos (rs). Mas a mensagem que quero deixar é que precisamos inovar, movimentar positivamente todas as áreas da nossa vida para que nossos grandes objetivos sejam alcançados. 
Ótima semana a todos!



quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

O café que faz bem!

Apreciar um bom café é uma arte prazerosa!
Assim como tudo na vida, quando consumido em excesso é lógico que o café não fará bem. Mas já é comprovado que tomar um pouco de café diariamente pode ser bom para a saúde.
Tudo bem até aí, o problema é que, geralmente, as pessoas não sabem apreciar a arte de tomar café.
Por exemplo: aquele café que é feito e colocado numa garrafa, lá ficando o dia inteiro, deixa de ser um bom café. Para completar, muitos ainda colocam uma quantidade generosa de açúcar ou adoçante e criam  o vício de a toda hora tomar um cafezinho. Pior ainda: café quente em copinho de plástico, que libera BPA (Bisfenol A), uma substância cancerígena.
Vez ou outra? Não! Uma rotina diária, o dia inteiro.
Perceba como esse tipo de café realmente não fará bem!!!
Em minha opinião, nada melhor do que saborear um café numa xícara, feito na hora, com prazer.Particularmente, tomo café sem açúcar ou adoçante, para realmente sentir o sabor, o aroma, o aftertaste, a acidez do produto...
Além disso, curtir o momento, a companhia (mesmo que seja somente a própria companhia), a pausa para um descanso...
Tomar um cafezinho "de verdade" pode ser um grande momento de prazer, de desestresse, de restauração.
E Qualidade é melhor do que Quantidade!
Assim como no caso do vinho, o café tem seus segredos, seus estudiosos e seus amantes, rol este do qual faço parte.
A seguir, algumas palavrinhas sobre o café, com fonte de um dos melhores cafés que conheço, o Santo Grão:
- Há dois tipos de café: Coffea Arabica e Coffea Canephora, conhecidos como Arábica e Robusta. O Robusta vem da planta mais forte, é produzido em maior quantidade e cultivado em regiões mais baixas. Os melhores cafés, chamados de cafés "gourmet", são do tipo Arábica e têm um sabor mais claro, doçura natural e atributos positivos, que se referem às seguintes categorias:
- Corpo: intensidade e persistência do sabor por toda a boca;
- Aroma: vem dos atributos do grão de café em si, podendo ser floral, cítrico, frutado ou caramelado. A acidez intensifica a percepção do aroma e é a combinação dos aromas com a experiência da degustação que dá ao café o seu sabor;
- Aftertaste: é a persistência do sabor na boca a pós a experiência da degustação. Bons cafés são licorosos, sem adstringência ou amargor desagradável;
- Acidez: sensação obtida nos lados da língua. Acidez fresca, cítrica e de maçã verde são atributos desejáveis que trazem vida ao café. É indesejado percebermos sabor azedo, o que é geralmente atribuído a defeitos do grão ou à colheita de café que não estava maduro;
- Doçura: percebida na ponta da língua, vem de grãos propriamente maduros e da caramelização no processo da torra. Bons cafés são doces e trazem notas de cana-de-açúcar, mel, caramelo e chocolate, podendo ser bebidos facilmente sem a adição de açúcar.
- Amargor: sensação obtida no meio da língua e na garganta, que deve ser balanceada com a doçura e com a acidez. amargor forte, agressivo à garganta, vem de café inferior, da torra que passou do ponto correto ou da extração excessiva.
Infelizmente, o café comum, mais barato e vendido em larga escala, não passa de uma grande mistura que, na verdade, contém pouco café de fato em sua composição.
Mas... Mesmo não tendo acesso a um café gourmet, que tal mudar o conceito sobre o bom e velho cafezinho e transformá-lo num grande momento de degustação, prazer e satisfação pessoal?

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

A Síndrome do Retorno das Férias - sim, ela existe...

Tirar férias (ou recesso) é muito bom, mas retornar à rotina após o período de desligamento é um desafio!
E entender que isso é perfeitamente normal ajuda muito.
É a chamada "Síndrome de Retorno das Férias" ou “Síndrome Pós-férias” ou ainda “Depressão Pós-férias”, quando temos aquela sensação de desânimo, de não saber por onde começar, aquela vontade de não precisar trabalhar.
Isso acontece porque, quando realmente saímos de férias, mudamos nossas rotinas e focos, então é natural que haja certo choque na hora de voltar ao que era antes.
A readaptação depende de cada pessoa. Uns demoram um pouco, outros se enquadram mais rapidamente.
De qualquer forma, algumas atitudes podem ajudar a lidar melhor com isso:

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Solte o caldeirão que lhe queima!

“Um grande urso, vagando pela floresta, percebeu que um acampamento estava vazio, foi até a fogueira, ardendo em brasas, e dela tirou um panelão de comida. Quando a tina já estava fora da fogueira, o urso a abraçou com toda sua força e enfiou a cabeça dentro dela, devorando tudo. Enquanto abraçava a panela, começou a perceber algo lhe atingindo. Na verdade, era o calor da tina...
Ele estava sendo queimado nas patas, no peito e por onde mais a panela encostava. O urso nunca havia experimentado aquela sensação e, então, interpretou as queimaduras pelo seu corpo como uma coisa que queria lhe tirar a comida.
Começou a urrar muito alto. E quanto mais alto rugia, mais apertava a panela quente contra o seu imenso corpo. Quanto mais a tina quente lhe queimava, mais ele a apertava contra o seu corpo e ainda mais alto rugia.
Quando os caçadores chegaram ao acampamento, encontraram o urso recostado a uma árvore próxima à fogueira, segurando a tina de comida. O urso tinha tantas queimaduras que o fizeram grudar na panela e o seu imenso corpo, mesmo morto, ainda mantinha a expressão de estar rugindo”.

Muitas vezes, abraçamos coisas que nos machucam e ainda achamos que elas são essenciais, sem perceber que isso pode estar destruindo nossa qualidade de vida.
Muitas atitudes (ou falta delas) podem estar contribuindo para a morte de nossos sonhos e ideais.
O importante é não cair na ilusão de que sempre os outros são culpados por nossa insatisfação. Hábito muito comum na vida em sociedade, colocar a culpa nos outros é muito mais fácil, porém não resolve nada.
Soltar a “panela quente” pode não ser fácil, mas viver bem requer esforço próprio e atitudes concretas. E ninguém pode fazer isso por você!


segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Enquanto muitos reclamam, eu amo! E você?

"Enquanto muitos reclamam, eu amo...
Eu amo saber que tenho que levantar cedo e ir trabalhar, que tenho muitos compromissos me aguardando, que tenho muitas coisas para aprender e também para ensinar...
Amo saber que estou com saúde, que posso lutar e construir a cada dia a minha história...
Amo saber que muitos desafios inevitavelmente vão surgir...
Amo ser útil a alguém... E que ninguém passe por mim sem sair um tiquinho melhor!

Mas, acima de tudo, amo ser útil a mim mesma!
Pois somente me amando incondicionalmente poderei construir a realidade que tanto desejo!

Ame-se!"
Uma semana iluminada a todos!

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Um Ano realmente Novo!

Sabe aquelas lindas frases que ouvimos sempre? Tipo... Se quer um mundo diferente, comece por você... Seja a mudança que você deseja ver no mundo... Não espere resultados diferentes mantendo velhas atitudes...
Pois é... Elas são motivadoras, soam bem aos ouvidos e ao cérebro, mas, assim que voltamos a atenção à nossa realidade, elas ficam vazias, não sabemos onde e como encaixá-las. E sabe por quê?
Porque temos em mente a mudança como algo grandioso, diria até milagroso.
Temos arraigada a cultura da transferência de responsabilidades, depositamos nossos sonhos e alegrias (vindouras, é claro) em algo externo, fruto da ação de um ser superior ou alguma coisa maior, misteriosa e inexplicável, mas que tem o controle remoto das nossas vidas.
E aí o que mais observamos são seres infelizes, andando em círculos, num muro de lamentações sem fim, com muitas reclamações e quase nada (para não dizer nada) de soluções.
Não, a mudança que você tanto deseja não depende de dinheiro, nem de Deus, nem do seu companheiro (ou companheira).
A mudança que você tanto deseja, o fim do seu sofrimento (seja ele financeiro, amoroso, profissional, social...) depende única e exclusivamente de você.
Neste momento, você pode estar pensando em parar de ler este artigo, afinal você já leu tantas coisas assim, né? Essa que vos escreve é só mais uma com seu blá-blá-blá. Eu também já pensei isso um dia, até praticar realmente essa mudança tão falada.
E a gente só consegue colocar em prática as frases lá de cima entendendo que a mudança não precisa ser grandiosa e milagrosa, mas sim de pequenas atitudes.
Comece pelo pensamento, treinando-o para o que é positivo e alegre;
Abandone notícias, pessoas e ambientes negativos;
Não fale sobre seus aborrecimentos;
Procure enxergar os fatos sob seus aspectos melhores (sempre há um lado bom);
Pratique um gesto de gentileza com um desconhecido;
Faça algo novo todos os dias, algo que você nunca fez (prove outros sabores, use outras cores, vá por outros caminhos...);
Coloque-se em primeiro lugar na sua vida!
O que você deseja para este ano? Seja lá o que for, não vai cair do céu. Depende de você, das suas escolhas, das suas atitudes!
Faça o Ano ser Novo todos os dias!
Abraço fraterno!


segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Tempo seco e cuidados básicos com a saúde

   Em muitas cidades do Brasil, este período do ano é marcado pela baixa umidade do ar, o que pode ter influência direta nas condições de saúde e na qualidade de vida.
   A baixa umidade do ar exige alguns cuidados, principalmente para as pessoas que têm (ou que já tiveram) sintomas de doenças do aparelho respiratório.
   Ao sentir qualquer problema, o paciente com quadro prévio de doenças como asma, bronquite ou alergias respiratórias deve procurar o atendimento adequado.  O clima seco também piora alguns outros quadros, como dermatites, psoríase e até hipertensão. 
   Mas alguns cuidados simples e que dependem de vontade individual são fundamentais:

- Beba bastante água! A água é a melhor bebida que existe e é essencial ao bom funcionamento do organismo! Nos tempos de baixa umidade, a mucosa respiratória do corpo humano diminui a produção de muco (secreções). Em consequência, a pele por dentro do nariz se resseca e as vias respiratórias ficam mais propensas ao sangramento, infecções respiratórias (como gripes e resfriados) e complicações dessas doenças (como a pneumonia). Por isso, é importante estar bem hidratado.
Idosos precisam estar mais atentos ao consumo de líquidos durante os períodos de baixa umidade, pois têm mais chances de sofrer desidratação. Como apresentam metabolismo mais baixo, os idosos normalmente tomam menos água; por isso, quando a umidade cai, precisam aumentar a ingestão de líquidos.  As crianças também merecem atenção por ainda não terem o sistema imunológico bem desenvolvido.
 
 - Tenha uma alimentação saudável, com a ingestão dos nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Lembre-se de que uma alimentação incorreta contribui para a queda da imunidade do organismo. Dê preferência aos alimentos frescos e feitos em casa, evitando fast food, frituras, refrigerantes e açúcar em geral... Uma alimentação realmente saudável ajuda, inclusive, a amenizar ou até curar os problemas alérgicos.

- Mantenha o ambiente de sua casa (e do trabalho) ventilado e permitindo a entrada do sol. Sem ventilação, os vírus das doenças respiratórias propagam-se com mais facilidade. Já os raios do sol ajudam a matar os ácaros, que podem provocar alergias. O sol é nosso amigo, essencial para a saúde!

- Procure praticar atividades físicas no início da manhã ou no final da tarde, momentos em que o sol se manifesta com intensidade menor. Para quem faz exercícios ao ar livre, é bom fugir de locais poluídos. Procure manter uma rotina contra o sedentarismo, pois as atividades físicas também auxiliam na imunidade. O segredo está no equilíbrio e na escolha do melhor horário.

- Tome cuidado com os aparelhos de ar condicionado! Apesar de passar a sensação de frescor, o ar condicionado reduz ainda mais a umidade do ar e, em consequência, facilita o aparecimento de problemas respiratórios. Cuide para que o ambiente também tenha um período de ventilação natural. E não descuide da limpeza dos aparelhos de ar condicionado.

- Cuidado também com o umidificador! Umidificadores de ar são bastante usados na época de clima seco. Entretanto, é preciso ter cuidados especiais: troque a água diariamente e faça a higienização frequente do aparelho. Tenha em mente que o ambiente úmido e quente de um umidificador pode ser um terreno fértil para  bactérias e fungos. Cuidado para que o umidificador não prejudique a situação, ao invés de melhorá-la! Portanto, não coloque o umidificador como salvador do ambiente seco! Ele pode até ajudar, mas não exclui os cuidados acima, que são os verdadeiramente fundamentais!




segunda-feira, 21 de julho de 2014

A escravidão moderna: uma breve reflexão.

   Se pensarmos bem, a escravidão não foi completamente abolida, apenas mudou de características. A despeito de trabalhadores em condições análogas às de escravo, ou até mesmo trabalho comprovadamente escravo, fatos ainda constatados atualmente, quero focar na escravidão tecnológica.
   Particularmente, sou amante da tecnologia e das maravilhas por ela proporcionadas. São realmente infinitas as possibilidades de conhecimento, comunicação, rapidez, comodidade... Poderíamos ficar horas e horas enumerando seus benefícios. Porém, como tudo na vida, quando o equilíbrio é rompido, o que é benéfico pode tornar-se um veneno.
   Nos aeroportos, bares, shoppings, festas... É impressionante o número de pessoas presas em seu "mundinho virtual", sem olhar para os lados, para a vida e, o que é pior, muitas vezes ignorando a companhia de quem está tão próximo fisicamente.
   Realmente, o mundo cabe no celular, mas não precisamos exagerar, né? Temos que tomar cuidado para não partirmos para uma tremenda falta de educação com quem está em nossa presença, além de deixar oportunidades ótimas de convívio e crescimento passarem.
   Já existem estudos sobre os viciados nesse campo. Trata-se do mesmo mecanismo que compõe todo tipo de vício, ou seja, repetições que nos fazem perder a noção do que realmente é o equilíbrio de ações. 
   Isso sem falarmos no tempo perdido, no qual poderíamos fazer uma atividade física, interagir, ter lazer ao ar livre etc.
   Saber utilizar a tecnologia a nosso favor, sem prejuízo ao nosso bem-estar e sociabilidade, é sabedoria, respeito, educação e qualidade de vida.


domingo, 29 de junho de 2014

Ninguém motiva ninguém!

Ao desmembrarmos a palavra motivação, conseguimos entender perfeitamente o seu significado: motivo para ação.
Segundo Spector (2008), a motivação pode ser definida como um estado interno que induz uma pessoa a se envolver em determinados comportamentos.
Assim, a motivação é algo intrínseco, ou seja, interno, inerente a cada pessoa. Portanto, ninguém motiva ninguém! O indivíduo tem que querer fazer, mudar, agir, lutar... Ninguém pode fazer isso por qualquer pessoa, a não ser ela mesma.
O que podemos fazer é influenciar positivamente alguém, para que este encontre um motivo interno que o faça seguir adiante, evoluir, prosperar...
São várias as teorias que a psicologia e os estudiosos do comportamento humano nos apresentam no quesito motivação. E são tantas justamente por se tratar de um tema extremamente subjetivo e com componente individualizado.
As teorias complementam-se e, sobretudo quando pensamos em motivação no trabalho, devem ser analisadas e utilizadas de acordo com a conjuntura e as necessidades dos funcionários para apresentar um estímulo adequado que conduza à motivação e, por consequência, ao alcance dos objetivos individuais e institucionais.
Então, na prática, o que fazer para se motivar?
- Conviva com pessoas que "puxam para cima", isto é, que lhe fazem bem, que inspiram, fazem crescer, aprender.
- Afaste-se das pessoas que "puxam para baixo", ou seja, as que são pessimistas (ou se dizem realistas), que falam sobre tristezas e desgraças, que só olham o lado ruim das coisas.
- Leia, busque constantemente conhecimento inteligente e construtivo.
- Espelhe-se em pessoas de sucesso, não com sentimentos de inveja, mas sim de inspiração para também crescer e obter sucesso.
- Saia, conviva com pessoas queridas, tenha momentos de lazer, tire férias mentais diárias, reserve um tempo só para si.
- Faça seu trabalho com amor, seja ele qual for. Se por algum motivo não está feliz com o que faz na atualidade, faça com amor mesmo assim, e lute por algo melhor. Mas a única forma de conseguir esse algo melhor é semeando o amor e a alegria no caminho atual. Essa é uma lei da natureza, um fato, quer você acredite ou não.
- Ocupe seu tempo com coisas construtivas, com o que realmente importa. Não desperdice tempo e energia falando da vida alheia, reclamando, lamentando, fazendo intrigas.
- Treine seus pensamentos para tudo o que é bom e traz felicidade, para atrair cada vez mais coisas boas para a sua vida. Essa é outra lei da natureza, outro fato, quer você acredite ou não.
- Estude cada vez mais e faça tudo com maestria. Pessoas que têm confiança em si próprias cada vez motivam-se mais.
- Coloque o foco nas soluções e não nos problemas!
- Viva o presente, o dia de hoje, que é o que realmente possuímos. Use o passado como experiência, mas deixe-o para trás. Tenha sonhos, faça certos planos, mas não se esqueça de que a vida é agora!


 

domingo, 22 de junho de 2014

Homens, Dinheiro e Chocolate

Já falei aqui que ler faz muito bem e que sou uma leitora voraz, prometendo compartilhar dicas de livros que achei interessantes.
Estava um dia pesquisando um outro livro na internet e, "por acaso", acabei lendo um trecho de "Homens, Dinheiro e Chocolate". O título é intrigante e o início da trama estava disponível on-line, o que me despertou o interesse.
Talvez a impressão é de que seja mais direcionado ao público feminino, mas a mensagem central serve para todos. A história tem a ver com qualidade de vida, pois é impossível viver bem sem plenitude. Penso que não dá para ter uma vida com qualidade se cultivamos pensamentos destrutivos, medo e insegurança. E às vezes podemos estar tão mergulhados nessa visão pequena das coisas, presos numa vida infeliz, sem forças para uma reviravolta, que nem mais nos damos conta das coisas e pessoas que nos rodeiam e, mais ainda, de que devemos ser os criadores das circunstâncias da nossa própria vida. Isso tudo tem a ver com equilíbrio emocional, com a incessante busca por uma vida com sentido, plena.E a história de Maya passa por vícios, pouca autoestima, problemas com relacionamentos, trabalho, insatisfação, rotina... Quem já não esteve (ou não conhece alguém que esteve) às voltas com pelo menos algum assunto desses? O livro é ótimo e muito fácil de ler e reler, se preciso for.
A autora é Menna Van Praag, Editora Ponto de Leitura / Objetiva.

"Compaixão. Coragem. Conexão."
"Quando as pessoas deixam de se concentrar em seus sonhos, perdem-se no labirinto de suas mentes, vagando para sempre em círculos. Aí as cores da vida tornam-se apagadas, e a animação começa a morrer. Até que esteja presa em uma armadilha feita por você mesma, olhando para a vida em vez de vivê-la."
"Se você viver de acordo com seus pensamentos racionais, ficará para sermpre presa na armadilha de uma vida pequena, mas aparentemente segura. Mas se viver de verdade, o mundo vai se abrir para você. E aí não vai precisar adivinhar o futuro, porque saberá que, independente do que vier, será uma aventura maravilhosa."
"Parece que você se perdeu ao tentar encontrar a felicidade em coisas externas."

domingo, 8 de junho de 2014

As notícias e a qualidade de vida

   Muita gente pensa que estar a par de todos os acontecimentos policiais, crimes, tragédias e similares é estar bem informado. Mas poucos se dão conta de como isso pode fazer mal à saúde.
   Estar bem informado é saber dos acontecimentos, mas não só os trágicos. É interessar-se pelo cotidiano, buscar fontes sérias, ter senso crítico... Mas tudo com equilíbrio e, o quanto possível, em relação a uma gama diversificada e interessante de assuntos.
   Mas o que vemos na mídia é uma supervalorização de assuntos ruins. Alguns programas de televisão, por exemplo, são especializados em desgraças. E tem gente que fica ligada, vendo e revendo as mesmas coisas o tempo todo.
   Isso faz mal à saúde e à qualidade de vida!!! Por mais que não nos demos conta, focar em coisas ruins e negativas vai minando a mente com pensamentos pessimistas, vai sugando a esperança de dias melhores, vai desmotivando, gerando medo.Conheço pessoas que só falam sobre doenças, acontecimentos trágicos, que só reclamam do mundo e já nem saem muito de casa por causa do medo.
   Isso é péssimo para elas mesmas e para quem está por perto. Pessoas assim afastam, desagregam.
   Para uma boa informação, não é necessário fazer uma dissecação dos acontecimentos rotineiros. Há tanta coisa mais interessante para nos aprofundarmos...
   Não significa ser insensível ou achar que nunca acontecerá conosco ou querer ser indiferente ao que nos cerca. Apenas quero transmitir a mensagem sobre o quanto faz mal ficar focado em notícias ruins.
   Fazer refeições ouvindo e/ou assistindo a noticiários não é uma boa ideia. A hora da refeição é sagrada, é uma pausa para que o organismo reponha as energias, para que receba os nutrientes necessários para trabalhar bem.
   Ficar vidrado em programas sensacionalistas também não é uma boa ideia.
   Veja, leia, informe-se... Mas tudo com equilíbrio! E cuide do seu estilo de vida para poder repassar isso a outras pessoas, contagiando-as pelo exemplo de hábitos positivos ao invés de contaminar ou se deixar contaminar por tantas coisas ruins que nos cercam.

sábado, 24 de maio de 2014

Demaquilante natural

   Mulher gosta de maquiagem, isso é fato. Usando ocasionalmente ou diariamente (como eu), o importante é nunca dormir com a maquiagem. Uma boa limpeza da pele, removendo todos os resíduos possíveis, é fundamental para a sua saúde e vitalidade.
   Faz muito tempo que eu uso um demaquilante natural muito simples: o óleo de coco. Na verdade, uso óleo de coco para uma infinidade de coisas, inclusive como demaquilante e, de quebra, como hidratante. Tenho sempre um potinho com óleo de coco no banheiro (lembrando que é interessante colocar em um recipiente com boca larga, porque o óleo de coco endurece quando cai a temperatura).  
O óleo de coco é um produto totalmente natural e que tem uma aceitação incrível pela pele; ele é absorvido rapidamente e não deixa a pele gordurosa. Além de remover os resíduos da maquiagem ou outros produtos, é um excelente hidratante e renovador celular.
   E para homens também é excelente! Homem pode não usar maquiagem, mas o óleo de coco vai cumprir muito bem a função de limpar melhor a pele.
   Basta fazer um teste: após lavar o rosto, passe um algodão com óleo de coco e veja como ainda saem resíduos da poluição do dia a dia.
   A pele é o maior órgão do corpo humano e tudo o que colocamos nela penetra através dos poros e vai para o nosso organismo. Por isso, tomo muito cuidado com o que passo na minha pele. Há uma infinidade de produtos que prometem maravilhas, muitas vezes caríssimos, porém repletos de derivados do petróleo. Para quem quiser ler mais sobre os tantos produtos maléficos dos cosméticos, veja aqui um texto muito bom, de um profissional muito sério, que realmente entende de saúde.
   E não há milagre! Para uma pele bonita, primeiramente temos que ter cuidados básicos com o estilo de vida, prezando por uma alimentação realmente saudável, dizendo não ao sedentarismo, dormindo bem e buscando sempre o equilíbrio emocional.




domingo, 11 de maio de 2014

Não pense somente em vacina! Pense em aumentar a imunidade de forma natural!

Basta começar o outono e as pessoas já começam a cobrar a vacina contra a gripe. Por outro lado, observa-se que a cada mínima mudança de temperatura muitas pessoas ficam gripadas ou com virose.
Não vou entrar no mérito da vacinação, se ela é boa, indispensável ou não, ou dos medicamentos e afins.
Quero apenas falar que a melhor maneira de se prevenir contra determinados vírus, bactérias e tantos outros microorganismos que estão por aí é ter um estilo de vida saudável. E isso inclui a alimentação de verdade, o exercício físico, o descanso, o lazer, o sol...
A alimentação correta nos fornece os ingredientes de que precisamos para ter um organismo forte. Como já falei inúmeras vezes, a maior farmácia do mundo deveria ser a nossa cozinha.
Juntamente com os outros pilares da qualidade de vida (sono, atividades físicas e equilíbrio emocional), não será qualquer microorganismo que terá poder sobre nós.
Também não estou dizendo que nunca teremos uma gripe ou outra virose ou infecção (afinal somos simplesmente e totalmente humanos). Mas sim que elas diminuem muito, porque nosso organismo estará preparado para combatê-las sem grandes dificuldades. E vale ressaltar a vital importância da vitamina D. Você sabia que a deficiência de vitamina D está associada a muitas doenças? Tomar sol é muito importante para o bom funcionamento do organismo e para que o nosso sistema imune trabalhe bem. Veja aqui um excelente texto sobre a importância do sol e como usufruir de seus benefícios.
É isso aí: se temos todos os meios para cuidar da nossa imunidade naturalmente, para que ficar somente dependendo de tantas artificialidades?
Coloque em prática os fundamentos da verdadeira qualidade de vida e você verá que muitos problemas vão sendo resolvidos definitivamente, abrindo caminho para uma vida mais feliz e
 saudável.
   
      

domingo, 4 de maio de 2014

Alegria e Triunfo

Ganhei de uma amiga há alguns anos um livrinho fino, com linguagem formal e bem antiga, falsamente simples e que fez uma grande diferença na minha vida.
O livro continua na minha cabeceira, já li várias vezes, por inteiro ou por partes, capítulos ou abertura aleatória, conforme o dia, conforme a situação.
Já dei de presente a vários amigos.
O livro é "Alegria e Triunfo" (o primeiro volume).
Ler uma vez somente nunca será suficiente. Cada vez que leio, a interpretação é diferente, pois está mais evoluída.
Tirando pequenas questões particulares relacinadas à religião ou crença de cada um, ou mesmo filtrando alguns exemplos e fazendo analogias com situações mais atuais, o livro é um tesouro se for realmente compreendido.
Trata-se do poder que temos em nós mesmos, a grandeza de Deus vista não sob um prisma de denominações religiosas, mas sim da mais evoluída compreensão do poder do amor e do pensamento construtivo.
Trata-se de usar a a mente humana, cujo poder nem conseguimos direito compreender, para ser o sujeito do próprio destino, construindo tudo o que é de bom, com minimização de sofrimentos e mudanças de atitudes perante situações adversas.
Sim, nossa mente é contaminada por situações negativas, imaginárias, sofrimentos desnecessários... Gastamos muita energia com o que não vale a pena. Mas é perfeitamente possível treinar os pensamentos e, assim, viver melhor e com mais qualidade.
Por isso, resolvi partilhar aqui essa dica de leitura, ressaltando que uma simples passagem pelas páginas desse livrinho arcaico pode não ser suficiente para compreender a grandeza das dicas nele intrínsecas. Não se engane com primeiras impressões...

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Nunca é tarde para começar, recomeçar, mudar, tentar...

Uma das reflexões que mais me animam na vida é saber que nunca é tarde!
Nunca é tarde para mudar de rumo, redescobrir-se, começar algum projeto ou inverter totalmente o destino do que está em andamento...
Nunca é tarde para estudar, para aprender, para ensinar...
Nunca é tarde para amar, para descobrir novos amores, para se encantar...
Nunca é tarde para ser feliz, para dar um basta em momentos ruins, para sorrir e também para chorar...
Mas é preciso ter coragem!
Coragem para não se contaminar por quem não acredita, por quem vive no comodismo e no conformismo...
Coragem para enfrentar os desafios, para dizer "não" ao que não traz felicidade...
Coragem para arcar com as consequências das próprias escolhas...
Coragem para fazer o que for necessário, e não apenas o que for prazeroso.
Já me perdi em ilusões, fiz escolhas erradas, quebrei a cara tantas vezes...
Fui injustiçada, passada para trás, até humilhada...
Nem sei quantas vezes o mundo bateu a porta na minha face, quantos foras levei, quantas vezes chorei...
O mundo nos julga por aparências que nem sempre refletem as dores de cada dia.

Mas eu prefiro assim: uma vida de sorrisos e lágrimas, vitórias e derrotas, ilusões e realidades!
Quero viver, lutar, sonhar, amar e ser amada... E que ninguém passe por mim sem sair um pouquinho melhor...
Meu objetivo final pode ser traduzido pelas sábias palavras de Adélia Maria Woellner:
"Não fui pedra; preferi ser semente.
Registros, rastros, marcas já deixei.
Nesta vida, não fui indiferente, 
nem apenas só passei por aqui.
Chorei, sorri, cantei, sofri, amei...
Por isso é que posso dizer: vivi!" 


 


domingo, 23 de março de 2014

O sol deve ser nosso aliado, e não nosso inimigo!

Ao contrário do propagado por aí, o sol é nosso amigo!
Nossos antepassados o cultuavam, enquanto nós somos condicionados desde pequenos a nos proteger dele, como se fosse causador de muitos males.
Não é à toa que o sol tem o título de "Astro-Rei"! Como também não era à toa que nossos avós e pais levavam as crianças da família para brincar ao sol.
Hoje em dia, as crianças estão cada vez mais confinadas, assim como os adultos. Passamos os dias na correria, trancados em salas ou veículos com ar condicionado. Quando temos um tempo para o lazer, procuramos lugares fechados, jogos eletrônicos e similares, ou então nos entupimos de protetor solar para bloquear o sol, propagado como um grande inimigo.
Você já parou para pensar em tudo isso?  Já refletiu sobre a grande indústria que existe por trás dos protetores, bloqueadores e tudo mais? Pois é... É muito interessante que o sol seja visto como vilão, apesar de ter sido tão amigo dos nossos antepassados, durante milhares de anos.
O sol faz bem, é a principal fonte de vitamina D! A vitamina D, comprovadamente, é muito importante na prevenção de várias doenças, como depressão, câncer, osteoporose, enxaqueca, cáries dentais, mal de Alzheimer, distúrbios hormonais etc. etc. etc.Os raios ultravioletas é que têm o poder de sintetização da vitamina D, e são justamente eles os bloqueados pelos protetores/bloqueadores solares.
Além disso, já li muitos artigos sérios (não patrocinados, é claro!) sobre os produtos químicos que compõem os protetores solares. Muitos deles têm potencial cancerígeno (isso mesmo!). E a pele é o maior órgão do corpo humano, tudo o que colocamos nela penetra no organismo através dos poros.
Hoje em dia, constato diariamente como as pessoas estão cada vez mais doentes! Curiosamente, são pouquíssimas as que se permitem exposição consciente ao sol. Se tomassem mais sol, reservassem um tempo maior para lazer ao ar livre, seriam mais felizes e menos doentes!
Como tudo na vida, é necessário EQUILÍBRIO! Por isso falei antes em EXPOSIÇÃO CONSCIENTE.
Aquele ditado "tudo o que é demais não presta" é bem verdadeiro. Ficar torrando no sol nunca vai fazer bem! Aliás, você já reparou que as pessoas passam protetor solar o tempo inteiro e ficam com queimaduras e ardências?
A exposição que faz bem é aquela diária (se possível), rápida (alguns minutos), saindo antes da pele queimar (a gente sente quando começa a queimar, não é?).
Eu uso o bom senso: busco sempre o equilíbrio! Não fico exposta ao sol por muito tempo, mas também não me escondo dele. Sempre que posso, tomo uns minutos de sol, procuro fazer caminhadas ao ar livre, principalmente em dias ensolarados, e não sou neurótica com horários, muito menos fico me escondendo do sol até para andar um pouco que seja.
É isso: se utilizado com parcimônia, só faz bem; fugir dele só faz mal, fato!
Seja um amigo equilibrado do sol e viva mais feliz!!!
                                                  

quarta-feira, 12 de março de 2014

Dez dicas para dormir melhor

Uma figura que resume bem algumas dicas para melhorar a qualidade do sono... 























Em tradução livre:
1- Mantenha uma programação (rotina) diária consistente;2- Reduza a ingestão de cafeína;
3- Desligue o computador e televisão;
4- Não vá para a cama com o estômago cheio;
5- Não vá para a cama com o estômago vazio;
6- Pratique exercícios regularmente;
7- Limite a ingestão de bebidas antes de dormir;
8- Deixe seu quarto escuro e calmo;
9- Invista em um colchão, um travesseiro e uma cama confortáveis;
10- Vá dormir e levante usando seu despertador interno.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Enfeitando a casa e a vida!

Particularmente, amo flores!
E amo enfeitar a minha casa e o meu ambiente de trabalho com flores.
Flores alegram, dão uma sensação de carinho e aconchego.
E pode ser coisa simples, nada de sofisticação e grandes gastos. Porque o que importa é o carinho que se coloca nas ações.
Pego o gancho para falar de atitudes pequenas que podem influenciar na qualidade de vida...
Cuidar do ambiente em que se vive, deixá-lo organizado e aconchegante faz muito bem, melhora a energia, contribui para a produtividade e o bem-estar. O cuidado e o amor que colocamos em nossas ações diárias são sementes que lançamos e que podem dar frutos que nem imaginamos.
Dia desses fui fazer uma palestra em um lugar por aí... Ao chegar, já tive uma impressão muito boa só de ver a delicadeza e o carinho com que o ambiente estava preparado. Depois, percebi isso em todas as ações daquele grupo. Sabe aquela sensação boa?Durante a palestra (na verdade, um bate-papo), percebi como aquela aparência era realmente um reflexo de pessoas que trabalham unidas e com amor ao que fazem, diretamente influenciadas por uma liderança ativa, apaixonada e que impulsiona.
Quando pensamos em qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho, pequenas ações podem fazer grande diferença. Mais do que grandes e caros programas de saúde, colocar amor no que se faz, no que se tem (por mais simples e humilde que seja), receber bem as pessoas, os clientes, os usuários do serviço, deixar as coisas limpas e organizadas, cuidar do bem comum (afinal, é de todos nós), não esperar pelos outros... são atitudes vencedoras e que têm um impacto muito grande em nosso bem-estar, em nossa qualidade de vida. De quebra, contagiamos positivamente outras pessoas e tudo ao nosso redor passa a ficar melhor.




sexta-feira, 7 de março de 2014

Beba água!

   Quem nunca ouviu falar da importância de beber muita água diariamente?
   Nosso organismo depende da água para funcionar bem, e não existe um substituto permanente para ela.
   Portanto, é muito importante criar o hábito de beber água constantemente!
   Como tudo na vida, após criado o hábito, o organismo naturalmente passa a “cobrar” a sua prática.
   Além de garantir as funções vitais do organismo e prevenir muitos problemas, o hábito de beber água constantemente contribui para aquela pausa tão necessária durante a rotina de trabalho.
   Falando nisso, é sempre importante lembrar: a cada uma hora, 50 minutos, é de suma importância parar um pouco, descansar os olhos, fazer algum exercício de relaxamento/alongamento. Então uma das dicas é levantar e pegar um copo d’água.
   Não beber água vai, com certeza, comprometer o bom funcionamento do organismo, e isso pode ter uma cobrança cara, ainda que em longo prazo.
   Encare o fato de levantar e pegar um copo d’água como uma ação de amor próprio. Da mesma forma, ter que parar para ir ao banheiro mais vezes (afinal, você está bebendo mais água), também é uma ação de saúde. Aproveite esses momentos para relaxar o corpo e a mente.
   Isso NUNCA será um tempo perdido e NUNCA vai interferir negativamente na produtividade. Pelo contrário, pausas para ações básicas (e rápidas) de saúde são sempre um GANHO de tempo, de produtividade e de qualidade de vida.
   Aproveite e veja AQUI algumas variações gostosas e charmosas da melhor bebida que existe.