Mostrando postagens com marcador equilibrando emoções. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador equilibrando emoções. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

A Síndrome do Retorno das Férias - sim, ela existe...

Tirar férias (ou recesso) é muito bom, mas retornar à rotina após o período de desligamento é um desafio!
E entender que isso é perfeitamente normal ajuda muito.
É a chamada "Síndrome de Retorno das Férias" ou “Síndrome Pós-férias” ou ainda “Depressão Pós-férias”, quando temos aquela sensação de desânimo, de não saber por onde começar, aquela vontade de não precisar trabalhar.
Isso acontece porque, quando realmente saímos de férias, mudamos nossas rotinas e focos, então é natural que haja certo choque na hora de voltar ao que era antes.
A readaptação depende de cada pessoa. Uns demoram um pouco, outros se enquadram mais rapidamente.
De qualquer forma, algumas atitudes podem ajudar a lidar melhor com isso:

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Solte o caldeirão que lhe queima!

“Um grande urso, vagando pela floresta, percebeu que um acampamento estava vazio, foi até a fogueira, ardendo em brasas, e dela tirou um panelão de comida. Quando a tina já estava fora da fogueira, o urso a abraçou com toda sua força e enfiou a cabeça dentro dela, devorando tudo. Enquanto abraçava a panela, começou a perceber algo lhe atingindo. Na verdade, era o calor da tina...
Ele estava sendo queimado nas patas, no peito e por onde mais a panela encostava. O urso nunca havia experimentado aquela sensação e, então, interpretou as queimaduras pelo seu corpo como uma coisa que queria lhe tirar a comida.
Começou a urrar muito alto. E quanto mais alto rugia, mais apertava a panela quente contra o seu imenso corpo. Quanto mais a tina quente lhe queimava, mais ele a apertava contra o seu corpo e ainda mais alto rugia.
Quando os caçadores chegaram ao acampamento, encontraram o urso recostado a uma árvore próxima à fogueira, segurando a tina de comida. O urso tinha tantas queimaduras que o fizeram grudar na panela e o seu imenso corpo, mesmo morto, ainda mantinha a expressão de estar rugindo”.

Muitas vezes, abraçamos coisas que nos machucam e ainda achamos que elas são essenciais, sem perceber que isso pode estar destruindo nossa qualidade de vida.
Muitas atitudes (ou falta delas) podem estar contribuindo para a morte de nossos sonhos e ideais.
O importante é não cair na ilusão de que sempre os outros são culpados por nossa insatisfação. Hábito muito comum na vida em sociedade, colocar a culpa nos outros é muito mais fácil, porém não resolve nada.
Soltar a “panela quente” pode não ser fácil, mas viver bem requer esforço próprio e atitudes concretas. E ninguém pode fazer isso por você!


domingo, 29 de junho de 2014

Ninguém motiva ninguém!

Ao desmembrarmos a palavra motivação, conseguimos entender perfeitamente o seu significado: motivo para ação.
Segundo Spector (2008), a motivação pode ser definida como um estado interno que induz uma pessoa a se envolver em determinados comportamentos.
Assim, a motivação é algo intrínseco, ou seja, interno, inerente a cada pessoa. Portanto, ninguém motiva ninguém! O indivíduo tem que querer fazer, mudar, agir, lutar... Ninguém pode fazer isso por qualquer pessoa, a não ser ela mesma.
O que podemos fazer é influenciar positivamente alguém, para que este encontre um motivo interno que o faça seguir adiante, evoluir, prosperar...
São várias as teorias que a psicologia e os estudiosos do comportamento humano nos apresentam no quesito motivação. E são tantas justamente por se tratar de um tema extremamente subjetivo e com componente individualizado.
As teorias complementam-se e, sobretudo quando pensamos em motivação no trabalho, devem ser analisadas e utilizadas de acordo com a conjuntura e as necessidades dos funcionários para apresentar um estímulo adequado que conduza à motivação e, por consequência, ao alcance dos objetivos individuais e institucionais.
Então, na prática, o que fazer para se motivar?
- Conviva com pessoas que "puxam para cima", isto é, que lhe fazem bem, que inspiram, fazem crescer, aprender.
- Afaste-se das pessoas que "puxam para baixo", ou seja, as que são pessimistas (ou se dizem realistas), que falam sobre tristezas e desgraças, que só olham o lado ruim das coisas.
- Leia, busque constantemente conhecimento inteligente e construtivo.
- Espelhe-se em pessoas de sucesso, não com sentimentos de inveja, mas sim de inspiração para também crescer e obter sucesso.
- Saia, conviva com pessoas queridas, tenha momentos de lazer, tire férias mentais diárias, reserve um tempo só para si.
- Faça seu trabalho com amor, seja ele qual for. Se por algum motivo não está feliz com o que faz na atualidade, faça com amor mesmo assim, e lute por algo melhor. Mas a única forma de conseguir esse algo melhor é semeando o amor e a alegria no caminho atual. Essa é uma lei da natureza, um fato, quer você acredite ou não.
- Ocupe seu tempo com coisas construtivas, com o que realmente importa. Não desperdice tempo e energia falando da vida alheia, reclamando, lamentando, fazendo intrigas.
- Treine seus pensamentos para tudo o que é bom e traz felicidade, para atrair cada vez mais coisas boas para a sua vida. Essa é outra lei da natureza, outro fato, quer você acredite ou não.
- Estude cada vez mais e faça tudo com maestria. Pessoas que têm confiança em si próprias cada vez motivam-se mais.
- Coloque o foco nas soluções e não nos problemas!
- Viva o presente, o dia de hoje, que é o que realmente possuímos. Use o passado como experiência, mas deixe-o para trás. Tenha sonhos, faça certos planos, mas não se esqueça de que a vida é agora!


 

quarta-feira, 5 de março de 2014

As três saídas para um problema

   Vocês já devem ter lido ou ouvido aquela história do pontinho preto, mas ela é sempre oportuna.  É mais ou menos assim: um professor foi aplicar uma prova de redação e entregou aos alunos uma folha com um ponto preto no centro. A maioria esmagadora (para não dizer todos) escreveu sobre o ponto preto. A parte branca não foi mencionada.
   E é assim com as pessoas em geral: a maioria coloca o foco nos aspectos negativos, deixando de observar e aproveitar tantas coisas boas que estão por aí.
   Ficar falando sobre notícias ruins, ficar vidrado em fatos sensacionalistas, colocar o foco nas doenças, reclamar da vida, pensar negativamente... Tudo isso interfere (e muito) na saúde e na qualidade de vida.
   Costumo falar que, se a situação está ruim, há três alternativas para melhorar:
1- Seja proativo, faça alguma coisa para reverter,  para mudar a condição desfavorável;2- Se não for possível fazer nada, se tudo estiver fora do seu alcance, mude seu jeito de olhar para a situação desagradável, mude seu pensamento, seu foco e seus paradigmas;
3- Se não for possível fazer alguma coisa nem mudar o jeito de olhar para a situação, PARE DE RECLAMAR. Só o fato de parar de reclamar já é um passo enorme para que as coisas comecem a se ajeitar.
 
   
                                         


domingo, 16 de fevereiro de 2014

Dicas para dormir melhor

     Toda a luminosidade artificial faz com que o nosso organismo interprete que ainda não é hora de dormir. Afinal, pela lei da natureza, quando começa a escurecer, significa que devemos reduzir nossas atividades, preparando nosso organismo para o repouso. É durante o sono que produzimos a melatonina, tão essencial ao equilíbrio do organismo. Quanto maior a escuridão, melhor a produção de melatonina.
    Também é comprovado que dormir durante o dia, ainda que em um ambiente escuro ou usando tampões, não produz os mesmos efeitos. É importante lembrar que a luminosidade é captada por toda a superfície do nosso corpo, através dos poros.
    Algumas regrinhas básicas, quando colocadas em prática, melhoram consideravelmente a qualidade do sono. Isso significa saúde! Veja algumas dicas:
- Durma em um quarto totalmente escuro, inclusive sem aquelas luzes de sensores de aparelhos eletrônicos ou do celular (esconda, tampe qualquer sensor, pois a interferência na qualidade do sono é mais do que comprovada);
- Não fique assistindo à televisão, não fique em frente ao computador antes de dormir;
- Procure reduzir a luminosidade dos ambientes à medida que se aproxima a hora do repouso;
- Evite ingerir alimentos ou bebidas que contenham cafeína muito próximo da hora de dormir (descubra seu limite);
- Evite atividades físicas à noite (para algumas pessoas, isso provoca um estado de alerta e espanta o sono);
- Evite ficar pensando no que tem que ser feito, nos problemas, no trabalho... (Eu procuro desviar o foco usando uma técnica particular: fecho os olhos e me imagino em algo superbom, que quero que aconteça, ou simplesmente algo impossível, um sonho incrível. Dificilmente consigo evoluir sonhando acordada, pois o sono logo vem);
- Enfim, procure meios de relaxar e diminuir o estado de alerta que o dia a dia nos impõe.
     Faça a experiência de cuidar um pouco da qualidade do seu sono, você verá grandes benefícios na saúde, no humor, na produtividade. Mas é claro que o equilíbrio não se dará de uma hora para outra, principalmente no caso de quem tem um sono de pouca qualidade. Contudo, o importante é começar e persistir. Aí a natureza vai ajudando a conduzir a situação até a condição ideal para o seu organismo.
Eu já tive um sono de péssima qualidade, tanto é que vivia cansada durante o dia. No início (isso já faz muito tempo), não acreditava que apenas seguir essas dicas básicas poderia melhorar minhas noites de sono e minha vida. Mas essa conduta faz toda a diferença, sim! E tudo é natural, segue apenas as sábias regras da natureza.
     Quando não dormimos bem, é visível a alteração no humor, na produtividade e na rapidez de raciocínio. Por outro lado, quando sacrificamos uma noite de sono por um motivo nobre, que vale a pena, a situação é outra, a conjuntura é outra, o enfrentamento das situações assume um olhar diferente, de satisfação. Isso é o equilíbrio sábio! Mas o fato é que não cuidar da rotina do sono só traz problemas, ainda que em longo prazo.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Melatonina natural: um santo remédio!

Ter um sono de qualidade! Num primeiro momento, pode parecer banal, mas não é! Não há como ter uma vida com qualidade sem dormir um sono de qualidade.
O sono é fundamental para o nosso equilíbrio hormonal. Quando não dormimos bem, os reflexos são visíveis.
Uma vez ou outra, ou quando for para aproveitar uma situação boa, ou seja, quando for para valer a pena, sacrificar uma boa noite de sono pode ser prazeroso, mas fazer disso uma rotina só traz problemas de saúde.
É durante o sono noturno que o organismo produz a melatonina. Quando começamos a atrasar repetidamente nosso horário de dormir, o equilíbrio na produção de melatonina fica prejudicado. Sem níveis corretos de melatonina, ocorre um desequilíbrio nos níveis de seratonina, estrogênio e cortisol, este relacionado ao estresse. E aí tem início um ciclo vicioso: com o estresse, a tendência é ingerir mais carboidratos, desregular os níveis de insulina, ganhar peso, reter líquido, ter o sistema imunológico enfraquecido, adquirir patologias e assim por diante, cada vez mais.
Muitas pessoas, apesar dos esforços na alimentação e na atividade física, não emagrecem porque não cultivam o hábito de uma boa noite de sono. Falei que não era banal!?! O mesmo raciocíno pode ser aplicado ao equilbíro da serotonina, o que facilita o entendimento da influência do sono  nos quadros de depressão, ansiedade e dores de cabeça, por exemplo.
Somente tomar medicamentos não é uma atitude inteligente quando queremos realmente melhorar e viver com prazer. Nada pode substituir uma boa noite de sono e a sua melatonina natural, nem mesmo as cápsulas de melatonina. Não se trata apenas de repor uma substância isolada. Estamos falando de organismo, isto é, de um todo indivisível, com consequências em cascata.
Por que não pensar então em reeducar o sono? Por que não buscar meios de resolver de forma natural, de acordo com os ensinamentos da natureza?
Portanto, se você está pensando em melhorar o humor, tornar-se menos estressado, perder peso, melhorar os resultados dos exames laboratoriais, não pegar qualquer virose que passa por aí, não adianta só fazer terapia, iniciar uma dieta ou tomar remédios. Dormir corretamente é fundamental!


segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Tudo ou nada!

Tudo ou nada, zero ou cem, oito ou oitenta... Isso pode ser perigoso!
"Só vou fazer uma atividade física se for para valer, como não tenho tempo no momento, então não vou fazer nada."
"Para resolver este ou aquele problema, o ideal seria tal coisa... Como não é possível, nem adianta tentar outra."
"Tenho um pensamento formado sobre tal assunto, não vou mudar."
O fato é que entre o tudo e o nada, entre o zero e o cem, entre o oito e o oitenta, existem muitas outras possibilidades. E quando fechamos a mente tentando dividir o viver em apenas duas categorias, podemos ficar reféns de um estado depressivo e infeliz.
Não existe razão absoluta, cada qual tem a sua parcela de razão, basta olharmos o mundo sob vários ângulos.
Tentar controlar os pensamentos do tipo "tudo ou nada"  é um bom exercício para a saúde mental, para melhorar o relacionamento interpessoal, a resiliência, enfim, a própria maneira de encarar o dia a dia.
O ideal nem sempre é possível (isso para não dizer que raramente o é) e, por isso, cair na desculpa do zero ou cem pode ser uma armadilha.
Comece agora com o que for possível no momento e, aos poucos, as coisas vão melhorando:
- Na atividade física, dê o primeiro passo, como, por exemplo, uma caminhada ao ar livre no final de semana. Aos poucos, procure enxergar possibilidades de sair do sedentarismo mais vezes durante a semana, sem neuras e autocobranças, mas pelo prazer de fazer algo bom por si mesmo, pelos seus filhos e entes queridos.- Na alimentação, comece eliminando produtos altamente industrializados, como refrigerantes, doces, embutidos e farináceos. Aos poucos, vá identificando o sabor natural dos alimentos e o quanto tantas artificialidades influenciam negativamente no funcionamento do organismo.
- No sono, comece a ir para a cama um pouco mais cedo (mesmo que não tenha sono), escureça totalmente o quarto, procure relaxar e desligar-se de todos os acontecimentos, afinal, a hora é de dormir e não de ficar fazendo "check list mental". Aos poucos, crie o hábito regular do sono de qualidade e de não deixar que os problemas do dia a dia interfiram nessa qualidade.
- Nas emoções, seja mais flexível, tente entender a razão do outro, reserve um tempo só para si, afaste-se das pessoas negativas. Aos poucos, perceba como a atividade física, a alimentação saudável, o sono de qualidade e os pensamentos que cultivamos acabam influenciando no equilíbrio emocional, e vá aprimorando todos esses hábitos.
- Viva intensamente! Quando for para curtir algo bom, durma bem mais tarde, coma o que tiver vontade, faça tudo "ao contrário". Mas que isso não seja uma rotina, porque aí até esses momentos deixam de ser especiais e perdem o brilho.
- Adote realmente a filosofia da inclusão. O mundo é tão rico em possibilidades. Há lugar para todos, acredite!
- Na impossibilidade do ideal, faça o possível com excelência, com paixão. Faça a sua parte por amor próprio e por amor à vida e a quem você ama, sem esperar reconhecimentos ou recompensas.
- Enxergue as possibilidades contidas entre o tudo e o nada, entre o oito e o oitenta, entre o zero e o cem!


Seja feliz!






Quando tomamos alguma atitude, ainda que não a ideal,

a autocobrança diminui e passamos a viver melhor.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

O que podemos fazer pelo nosso equilíbrio emocional?

Consideremos como os grandes sustentáculos da qualidade de vida a alimentação saudável, a prática de atividades físicas, o sono de qualidade e o equilíbrio emocional. Pois bem... Podemos quantificar um pouco nos três primeiros quesitos, mas, quando chegamos ao equilíbrio emocional, o leque se abre bastante.
O que é e como ter equilíbrio emocional?
Equilíbrio emocional pressupõe bom senso, inteligência emocional ou, se preferirem, multifocal. Então percebemos que o assunto é bem subjetivo, não é? A resposta é: sim, mas também nem tanto!
Quando falamos em emoções, o componente subjetivo é muito forte mesmo. Mas também há uma série de fatores concretos em ação, sobre os quais podemos ter controle e ajudar a melhorar muito os fatores mais difíceis de quantificar.
No caso da alimentação, por exemplo, é importante compreender que tudo o que fornecemos ao nosso organismo é o que vai nutri-lo para que funcione bem (ou não!). Ingredientes industrializados e processados acabam interferindo no equilíbrio hormonal/cerebral do organismo, e isso acaba por influenciar em estados de ansiedade, depressão, dores de cabeça, inflamações... E, quando não estamos bem fisicamente, nosso componente subjetivo também fica alterado. Isso tem reflexos no comportamento, enfrentamento das situações e escolhas do dia a dia.Praticar atividades físicas promove a liberação de endorfinas, responsáveis pela sensação de bem-estar. Quer coisa melhor para ajudar no equilíbrio das emoções? Além disso, com a musculatura mais fortalecida, a probabilidade de desenvolver dores e problemas posturais diminui. Sem dor, vivemos melhor, com certeza!
Dormir bem contribui para a correta produção de melatonina, que é fundamental para o equilíbrio hormonal/cerebral. Assim, o organismo funciona melhor, a imunidade fica fortalecida, males são prevenidos... Com hormônios/neurotransmissores equilibrados, as chances de desordens relacionadas à depressão, ansiedade, estresse etc. ficam diminuídas. Quem é que não vive melhor com um organismo mais fortalecido, com mais autoestima e suas consequências?
Pois é... O equilíbrio emocional, além daqueles fatores inerentes a cada indivíduo (educação, nível cultural, influências subjetivas, personalidade etc.), tem muito a ver com o nosso estilo de vida.
Paralelamente à alimentação saudável, ao sono de qualidade e à prática de atividades físicas, é muito importante cuidar do lazer, reservar um tempo para si próprio, não focar somente nos pontos negativos, buscar alternativas, ser proativo, cultivar bons pensamentos, entender que somos os grandes responsáveis por nossa própria vida e felicidade... (Leia os posts relacionados aqui no blog)
Na verdade, é tudo um grande e indivisível conjunto. E essa é a beleza da vida!
Quando passamos a entender que muita coisa está em nossas mãos, tudo se torna mais fácil.
Viva intensamente!

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Reserve um tempo só para si!

Por mais que a correria seja grande, a pressão, as obrigações...
Por mais que persista a sensação de que o dia é curto para tantos afazeres...
Reservar um tempinho só para si é fundamental!
Um tempo só seu, para fazer o que você quiser... Por menor que seja esse tempo, ele é muito importante na qualidade de vida, pois ajuda a preservar sonhos, a dar inspiração, arejar a mente, alimentar o espírito...
Use o tempo para algo de gosto puramente pessoal.Varie também os afazeres desse tempo, inove, modifique...
Entre em contato com o "seu eu", seus desejos, seus sentimentos...
E aproveite ao máximo esses minutos, pois escutar o próprio coração em meio a tanto barulho do mundo é um ato de sabedoria e de amor próprio.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

O plantio precede a colheita!

Quem não quer viver bem, ter sucesso e prosperidade?
Talvez com raras exceções, o ser humano busca seu papel no mundo, quer ser reconhecido de alguma forma.
E isso é muito saudável, dá sentido à vida, movimenta emoções.
Mas, para colher algo, é necessário plantar antes!
O problema é que muitas pessoas querem os bons frutos, mas não o sacrifício do plantio e a paciência do crescimento.
Só que não existe outra fórmula para o sucesso verdadeiro! Atalhos poderão até conduzir a algum resultado rápido, mas sem bases sólidas. Então, rapidamente, tudo desmorona.
Se quiser ter sucesso, reconhecimento, uma vida com mais sentido e qualidade, é importante lembrar:
- Tudo tem o seu tempo! Primeiramente, temos que cuidar do plantio da semente, do seu crescimento dia a dia...- Ficar somente reclamando não resolve; o que resolve é ter atitudes assertivas, ser proativo;
- Ficar comparando-se aos outros é um bom caminho para a INfelicidade e para o INsucesso. Ao invés de pensar que "a grama do vizinho é sempre mais verde", cuide da sua. Saiba que todos nós, seres humanos, temos dificuldades e pedras no caminho, inclusive o vizinho;
- Não cultive a inveja. Se algo lhe agrada em alguém, use como inspiração para trilhar seu próprio caminho. A inveja é um sentimento de autodestruição e faz muito mal à saúde, além de ser uma barreira ao sucesso pessoal;
- Não gaste seu tempo e energia falando mal dos outros. Ao contrário, procure fazer algo útil a si mesmo, como forma de plantar as sementes dos frutos que deseja colher;
- Saiba que, se alguém agora tem algum reconhecimento, é porque as sementes foram plantadas e cultivadas. Talvez você só esteja vendo o agora, mas tudo foi um caminho de construções e batalhas diárias;
- Abandone os pensamentos negativos e focados no externo, comece a construir agora o futuro que você deseja;
- E que as pessoas de sucesso sejam sua inspiração, nunca um alvo a ser destruído, porque há espaço para todos, os recursos do universo são abundantes.
Enfim, se quiser viver bem, ter saúde física e mental, comece agora a ter um estilo de vida saudável e a lutar com dignidade e ética por tudo o que deseja.
Tudo tem o seu tempo!

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Afaste-se das pessoas negativas!

Algumas pessoas têm o hábito de reclamar e colocar o foco nas coisas negativas. E estão tão acostumadas a isso que nem mais percebem que só reclamam e, com isso, atraem mais e mais coisas negativas para si próprias e para quem está por perto.
É triste, mas algumas pessoas são tão dependentes de seus problemas que, se um dia libertarem-se deles, a vida perderá o sentido para elas.
Pessoas que não querem ser ajudadas, que não querem progredir, ter proatividade, ser o sujeito da própria história, acabam desagregando, tirando o brilho, contaminando quem está por perto.
Diante da impossibilidade de contagiar essas pessoas com sua luz, seu brilho, otimismo e motivação, afaste-se! Caso contrário, pode acontecer de você ser contaminado por elas. E isso faz mal à saúde e acaba com a alegria de viver. Aí vem o risco de você também começar a dar valor aos fatos menos positivos da sua vida, a enxergar o mundo mais cinza, a entrar num ciclo de ruína pessoal.
A vida de todos nós, sem exceção, é permeada de altos e baixos. Mas a diferença está na forma com que cada pessoa encara os fatos, vence as barreiras e valoriza a conquista da própria felicidade.A felicidade deve ser praticada diariamente, através de pensamentos construtivos e proativos.
Ficar só reclamando e colocando a culpa em algo ou alguém externo não vai melhorar a situação. Ao contrário, há uma enorme possibilidade de que tudo piore. Isso não é místico, é uma lei da natureza!
Então, a dica de qualidade de vida de hoje é: afaste-se das pessoas negativas!
Seja uma fonte de luz e motivação para quem está por perto! E tudo começará a fluir melhor!


Temos muito mais motivos para agradecer do que para reclamar!

sábado, 4 de janeiro de 2014

As quatro revelações da maturidade!

Compreenda isso e viva mais feliz:
- Recompensas e reconhecimento nem sempre existirão! - Faça o que tem que ser feito com amor, por paixão, por você mesmo... Não faça nada esperando que alguém vá reconhecer... Não faça nada somente para receber algo em troca...
- A razão é uma questão de ponto de vista! - Cada um tem seus motivos, sua vivência, seus conceitos... Nada é totalmente absoluto; um mesmo fato pode ser analisado sob vários ângulos... Portanto, não existe um único dono da razão. Saber reconhecer isso é abrir portas para um crescimento constante e magnífico.
- Nem sempre as pessoas vão tentar fazer o máximo e o melhor que podem! - Faça a sua parte com excelência, mas saiba que nem todos assim o farão. Contudo, que isso nunca seja fator desmotivador para que você continue fazendo muito bem o que tem que ser feito.
- Não existe um modo de atingir as metas que seja o único adequado! - Cada um tem seu jeito... Existem vários caminhos que levam a um mesmo resultado. A escolha depende muito da experiência, do conhecimento, da individualidade de cada um. Saiba reconhecer isso, ajude as pessoas no que for possível, mas saiba que elas também podem ensinar alternativas surpreendentes. Se podemos ter uma visão ampla, para que tentar limitá-la, achando que somente nosso modo de fazer as coisas é o correto?
Amplie horizontes, quebre paradigmas e seja mais feliz!
Orquídeas e Tsurus: Gentileza e Felicidade!
 (Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida 2013)