segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Tempo seco e cuidados básicos com a saúde

   Em muitas cidades do Brasil, este período do ano é marcado pela baixa umidade do ar, o que pode ter influência direta nas condições de saúde e na qualidade de vida.
   A baixa umidade do ar exige alguns cuidados, principalmente para as pessoas que têm (ou que já tiveram) sintomas de doenças do aparelho respiratório.
   Ao sentir qualquer problema, o paciente com quadro prévio de doenças como asma, bronquite ou alergias respiratórias deve procurar o atendimento adequado.  O clima seco também piora alguns outros quadros, como dermatites, psoríase e até hipertensão. 
   Mas alguns cuidados simples e que dependem de vontade individual são fundamentais:

- Beba bastante água! A água é a melhor bebida que existe e é essencial ao bom funcionamento do organismo! Nos tempos de baixa umidade, a mucosa respiratória do corpo humano diminui a produção de muco (secreções). Em consequência, a pele por dentro do nariz se resseca e as vias respiratórias ficam mais propensas ao sangramento, infecções respiratórias (como gripes e resfriados) e complicações dessas doenças (como a pneumonia). Por isso, é importante estar bem hidratado.
Idosos precisam estar mais atentos ao consumo de líquidos durante os períodos de baixa umidade, pois têm mais chances de sofrer desidratação. Como apresentam metabolismo mais baixo, os idosos normalmente tomam menos água; por isso, quando a umidade cai, precisam aumentar a ingestão de líquidos.  As crianças também merecem atenção por ainda não terem o sistema imunológico bem desenvolvido.
 
 - Tenha uma alimentação saudável, com a ingestão dos nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Lembre-se de que uma alimentação incorreta contribui para a queda da imunidade do organismo. Dê preferência aos alimentos frescos e feitos em casa, evitando fast food, frituras, refrigerantes e açúcar em geral... Uma alimentação realmente saudável ajuda, inclusive, a amenizar ou até curar os problemas alérgicos.

- Mantenha o ambiente de sua casa (e do trabalho) ventilado e permitindo a entrada do sol. Sem ventilação, os vírus das doenças respiratórias propagam-se com mais facilidade. Já os raios do sol ajudam a matar os ácaros, que podem provocar alergias. O sol é nosso amigo, essencial para a saúde!

- Procure praticar atividades físicas no início da manhã ou no final da tarde, momentos em que o sol se manifesta com intensidade menor. Para quem faz exercícios ao ar livre, é bom fugir de locais poluídos. Procure manter uma rotina contra o sedentarismo, pois as atividades físicas também auxiliam na imunidade. O segredo está no equilíbrio e na escolha do melhor horário.

- Tome cuidado com os aparelhos de ar condicionado! Apesar de passar a sensação de frescor, o ar condicionado reduz ainda mais a umidade do ar e, em consequência, facilita o aparecimento de problemas respiratórios. Cuide para que o ambiente também tenha um período de ventilação natural. E não descuide da limpeza dos aparelhos de ar condicionado.

- Cuidado também com o umidificador! Umidificadores de ar são bastante usados na época de clima seco. Entretanto, é preciso ter cuidados especiais: troque a água diariamente e faça a higienização frequente do aparelho. Tenha em mente que o ambiente úmido e quente de um umidificador pode ser um terreno fértil para  bactérias e fungos. Cuidado para que o umidificador não prejudique a situação, ao invés de melhorá-la! Portanto, não coloque o umidificador como salvador do ambiente seco! Ele pode até ajudar, mas não exclui os cuidados acima, que são os verdadeiramente fundamentais!




segunda-feira, 21 de julho de 2014

A escravidão moderna: uma breve reflexão.

   Se pensarmos bem, a escravidão não foi completamente abolida, apenas mudou de características. A despeito de trabalhadores em condições análogas às de escravo, ou até mesmo trabalho comprovadamente escravo, fatos ainda constatados atualmente, quero focar na escravidão tecnológica.
   Particularmente, sou amante da tecnologia e das maravilhas por ela proporcionadas. São realmente infinitas as possibilidades de conhecimento, comunicação, rapidez, comodidade... Poderíamos ficar horas e horas enumerando seus benefícios. Porém, como tudo na vida, quando o equilíbrio é rompido, o que é benéfico pode tornar-se um veneno.
   Nos aeroportos, bares, shoppings, festas... É impressionante o número de pessoas presas em seu "mundinho virtual", sem olhar para os lados, para a vida e, o que é pior, muitas vezes ignorando a companhia de quem está tão próximo fisicamente.
   Realmente, o mundo cabe no celular, mas não precisamos exagerar, né? Temos que tomar cuidado para não partirmos para uma tremenda falta de educação com quem está em nossa presença, além de deixar oportunidades ótimas de convívio e crescimento passarem.
   Já existem estudos sobre os viciados nesse campo. Trata-se do mesmo mecanismo que compõe todo tipo de vício, ou seja, repetições que nos fazem perder a noção do que realmente é o equilíbrio de ações. 
   Isso sem falarmos no tempo perdido, no qual poderíamos fazer uma atividade física, interagir, ter lazer ao ar livre etc.
   Saber utilizar a tecnologia a nosso favor, sem prejuízo ao nosso bem-estar e sociabilidade, é sabedoria, respeito, educação e qualidade de vida.


domingo, 29 de junho de 2014

Ninguém motiva ninguém!

Ao desmembrarmos a palavra motivação, conseguimos entender perfeitamente o seu significado: motivo para ação.
Segundo Spector (2008), a motivação pode ser definida como um estado interno que induz uma pessoa a se envolver em determinados comportamentos.
Assim, a motivação é algo intrínseco, ou seja, interno, inerente a cada pessoa. Portanto, ninguém motiva ninguém! O indivíduo tem que querer fazer, mudar, agir, lutar... Ninguém pode fazer isso por qualquer pessoa, a não ser ela mesma.
O que podemos fazer é influenciar positivamente alguém, para que este encontre um motivo interno que o faça seguir adiante, evoluir, prosperar...
São várias as teorias que a psicologia e os estudiosos do comportamento humano nos apresentam no quesito motivação. E são tantas justamente por se tratar de um tema extremamente subjetivo e com componente individualizado.
As teorias complementam-se e, sobretudo quando pensamos em motivação no trabalho, devem ser analisadas e utilizadas de acordo com a conjuntura e as necessidades dos funcionários para apresentar um estímulo adequado que conduza à motivação e, por consequência, ao alcance dos objetivos individuais e institucionais.
Então, na prática, o que fazer para se motivar?
- Conviva com pessoas que "puxam para cima", isto é, que lhe fazem bem, que inspiram, fazem crescer, aprender.
- Afaste-se das pessoas que "puxam para baixo", ou seja, as que são pessimistas (ou se dizem realistas), que falam sobre tristezas e desgraças, que só olham o lado ruim das coisas.
- Leia, busque constantemente conhecimento inteligente e construtivo.
- Espelhe-se em pessoas de sucesso, não com sentimentos de inveja, mas sim de inspiração para também crescer e obter sucesso.
- Saia, conviva com pessoas queridas, tenha momentos de lazer, tire férias mentais diárias, reserve um tempo só para si.
- Faça seu trabalho com amor, seja ele qual for. Se por algum motivo não está feliz com o que faz na atualidade, faça com amor mesmo assim, e lute por algo melhor. Mas a única forma de conseguir esse algo melhor é semeando o amor e a alegria no caminho atual. Essa é uma lei da natureza, um fato, quer você acredite ou não.
- Ocupe seu tempo com coisas construtivas, com o que realmente importa. Não desperdice tempo e energia falando da vida alheia, reclamando, lamentando, fazendo intrigas.
- Treine seus pensamentos para tudo o que é bom e traz felicidade, para atrair cada vez mais coisas boas para a sua vida. Essa é outra lei da natureza, outro fato, quer você acredite ou não.
- Estude cada vez mais e faça tudo com maestria. Pessoas que têm confiança em si próprias cada vez motivam-se mais.
- Coloque o foco nas soluções e não nos problemas!
- Viva o presente, o dia de hoje, que é o que realmente possuímos. Use o passado como experiência, mas deixe-o para trás. Tenha sonhos, faça certos planos, mas não se esqueça de que a vida é agora!


 

domingo, 22 de junho de 2014

Homens, Dinheiro e Chocolate

Já falei aqui que ler faz muito bem e que sou uma leitora voraz, prometendo compartilhar dicas de livros que achei interessantes.
Estava um dia pesquisando um outro livro na internet e, "por acaso", acabei lendo um trecho de "Homens, Dinheiro e Chocolate". O título é intrigante e o início da trama estava disponível on-line, o que me despertou o interesse.
Talvez a impressão é de que seja mais direcionado ao público feminino, mas a mensagem central serve para todos. A história tem a ver com qualidade de vida, pois é impossível viver bem sem plenitude. Penso que não dá para ter uma vida com qualidade se cultivamos pensamentos destrutivos, medo e insegurança. E às vezes podemos estar tão mergulhados nessa visão pequena das coisas, presos numa vida infeliz, sem forças para uma reviravolta, que nem mais nos damos conta das coisas e pessoas que nos rodeiam e, mais ainda, de que devemos ser os criadores das circunstâncias da nossa própria vida. Isso tudo tem a ver com equilíbrio emocional, com a incessante busca por uma vida com sentido, plena.E a história de Maya passa por vícios, pouca autoestima, problemas com relacionamentos, trabalho, insatisfação, rotina... Quem já não esteve (ou não conhece alguém que esteve) às voltas com pelo menos algum assunto desses? O livro é ótimo e muito fácil de ler e reler, se preciso for.
A autora é Menna Van Praag, Editora Ponto de Leitura / Objetiva.

"Compaixão. Coragem. Conexão."
"Quando as pessoas deixam de se concentrar em seus sonhos, perdem-se no labirinto de suas mentes, vagando para sempre em círculos. Aí as cores da vida tornam-se apagadas, e a animação começa a morrer. Até que esteja presa em uma armadilha feita por você mesma, olhando para a vida em vez de vivê-la."
"Se você viver de acordo com seus pensamentos racionais, ficará para sermpre presa na armadilha de uma vida pequena, mas aparentemente segura. Mas se viver de verdade, o mundo vai se abrir para você. E aí não vai precisar adivinhar o futuro, porque saberá que, independente do que vier, será uma aventura maravilhosa."
"Parece que você se perdeu ao tentar encontrar a felicidade em coisas externas."

domingo, 8 de junho de 2014

As notícias e a qualidade de vida

   Muita gente pensa que estar a par de todos os acontecimentos policiais, crimes, tragédias e similares é estar bem informado. Mas poucos se dão conta de como isso pode fazer mal à saúde.
   Estar bem informado é saber dos acontecimentos, mas não só os trágicos. É interessar-se pelo cotidiano, buscar fontes sérias, ter senso crítico... Mas tudo com equilíbrio e, o quanto possível, em relação a uma gama diversificada e interessante de assuntos.
   Mas o que vemos na mídia é uma supervalorização de assuntos ruins. Alguns programas de televisão, por exemplo, são especializados em desgraças. E tem gente que fica ligada, vendo e revendo as mesmas coisas o tempo todo.
   Isso faz mal à saúde e à qualidade de vida!!! Por mais que não nos demos conta, focar em coisas ruins e negativas vai minando a mente com pensamentos pessimistas, vai sugando a esperança de dias melhores, vai desmotivando, gerando medo.Conheço pessoas que só falam sobre doenças, acontecimentos trágicos, que só reclamam do mundo e já nem saem muito de casa por causa do medo.
   Isso é péssimo para elas mesmas e para quem está por perto. Pessoas assim afastam, desagregam.
   Para uma boa informação, não é necessário fazer uma dissecação dos acontecimentos rotineiros. Há tanta coisa mais interessante para nos aprofundarmos...
   Não significa ser insensível ou achar que nunca acontecerá conosco ou querer ser indiferente ao que nos cerca. Apenas quero transmitir a mensagem sobre o quanto faz mal ficar focado em notícias ruins.
   Fazer refeições ouvindo e/ou assistindo a noticiários não é uma boa ideia. A hora da refeição é sagrada, é uma pausa para que o organismo reponha as energias, para que receba os nutrientes necessários para trabalhar bem.
   Ficar vidrado em programas sensacionalistas também não é uma boa ideia.
   Veja, leia, informe-se... Mas tudo com equilíbrio! E cuide do seu estilo de vida para poder repassar isso a outras pessoas, contagiando-as pelo exemplo de hábitos positivos ao invés de contaminar ou se deixar contaminar por tantas coisas ruins que nos cercam.

sábado, 24 de maio de 2014

Demaquilante natural

   Mulher gosta de maquiagem, isso é fato. Usando ocasionalmente ou diariamente (como eu), o importante é nunca dormir com a maquiagem. Uma boa limpeza da pele, removendo todos os resíduos possíveis, é fundamental para a sua saúde e vitalidade.
   Faz muito tempo que eu uso um demaquilante natural muito simples: o óleo de coco. Na verdade, uso óleo de coco para uma infinidade de coisas, inclusive como demaquilante e, de quebra, como hidratante. Tenho sempre um potinho com óleo de coco no banheiro (lembrando que é interessante colocar em um recipiente com boca larga, porque o óleo de coco endurece quando cai a temperatura).  
O óleo de coco é um produto totalmente natural e que tem uma aceitação incrível pela pele; ele é absorvido rapidamente e não deixa a pele gordurosa. Além de remover os resíduos da maquiagem ou outros produtos, é um excelente hidratante e renovador celular.
   E para homens também é excelente! Homem pode não usar maquiagem, mas o óleo de coco vai cumprir muito bem a função de limpar melhor a pele.
   Basta fazer um teste: após lavar o rosto, passe um algodão com óleo de coco e veja como ainda saem resíduos da poluição do dia a dia.
   A pele é o maior órgão do corpo humano e tudo o que colocamos nela penetra através dos poros e vai para o nosso organismo. Por isso, tomo muito cuidado com o que passo na minha pele. Há uma infinidade de produtos que prometem maravilhas, muitas vezes caríssimos, porém repletos de derivados do petróleo. Para quem quiser ler mais sobre os tantos produtos maléficos dos cosméticos, veja aqui um texto muito bom, de um profissional muito sério, que realmente entende de saúde.
   E não há milagre! Para uma pele bonita, primeiramente temos que ter cuidados básicos com o estilo de vida, prezando por uma alimentação realmente saudável, dizendo não ao sedentarismo, dormindo bem e buscando sempre o equilíbrio emocional.




domingo, 11 de maio de 2014

Não pense somente em vacina! Pense em aumentar a imunidade de forma natural!

Basta começar o outono e as pessoas já começam a cobrar a vacina contra a gripe. Por outro lado, observa-se que a cada mínima mudança de temperatura muitas pessoas ficam gripadas ou com virose.
Não vou entrar no mérito da vacinação, se ela é boa, indispensável ou não, ou dos medicamentos e afins.
Quero apenas falar que a melhor maneira de se prevenir contra determinados vírus, bactérias e tantos outros microorganismos que estão por aí é ter um estilo de vida saudável. E isso inclui a alimentação de verdade, o exercício físico, o descanso, o lazer, o sol...
A alimentação correta nos fornece os ingredientes de que precisamos para ter um organismo forte. Como já falei inúmeras vezes, a maior farmácia do mundo deveria ser a nossa cozinha.
Juntamente com os outros pilares da qualidade de vida (sono, atividades físicas e equilíbrio emocional), não será qualquer microorganismo que terá poder sobre nós.
Também não estou dizendo que nunca teremos uma gripe ou outra virose ou infecção (afinal somos simplesmente e totalmente humanos). Mas sim que elas diminuem muito, porque nosso organismo estará preparado para combatê-las sem grandes dificuldades. E vale ressaltar a vital importância da vitamina D. Você sabia que a deficiência de vitamina D está associada a muitas doenças? Tomar sol é muito importante para o bom funcionamento do organismo e para que o nosso sistema imune trabalhe bem. Veja aqui um excelente texto sobre a importância do sol e como usufruir de seus benefícios.
É isso aí: se temos todos os meios para cuidar da nossa imunidade naturalmente, para que ficar somente dependendo de tantas artificialidades?
Coloque em prática os fundamentos da verdadeira qualidade de vida e você verá que muitos problemas vão sendo resolvidos definitivamente, abrindo caminho para uma vida mais feliz e
 saudável.