quarta-feira, 5 de março de 2014

As três saídas para um problema

   Vocês já devem ter lido ou ouvido aquela história do pontinho preto, mas ela é sempre oportuna.  É mais ou menos assim: um professor foi aplicar uma prova de redação e entregou aos alunos uma folha com um ponto preto no centro. A maioria esmagadora (para não dizer todos) escreveu sobre o ponto preto. A parte branca não foi mencionada.
   E é assim com as pessoas em geral: a maioria coloca o foco nos aspectos negativos, deixando de observar e aproveitar tantas coisas boas que estão por aí.
   Ficar falando sobre notícias ruins, ficar vidrado em fatos sensacionalistas, colocar o foco nas doenças, reclamar da vida, pensar negativamente... Tudo isso interfere (e muito) na saúde e na qualidade de vida.
   Costumo falar que, se a situação está ruim, há três alternativas para melhorar:
1- Seja proativo, faça alguma coisa para reverter,  para mudar a condição desfavorável;2- Se não for possível fazer nada, se tudo estiver fora do seu alcance, mude seu jeito de olhar para a situação desagradável, mude seu pensamento, seu foco e seus paradigmas;
3- Se não for possível fazer alguma coisa nem mudar o jeito de olhar para a situação, PARE DE RECLAMAR. Só o fato de parar de reclamar já é um passo enorme para que as coisas comecem a se ajeitar.
 
   
                                         


Nenhum comentário:

Postar um comentário