segunda-feira, 3 de março de 2014

Os problemas aumentam na hora de dormir

     É um hábito comum à maioria colocar a cabeça no travesseiro para dormir e começar a pensar nos problemas, no que aconteceu durante o dia, no que precisa ser feito... Aí a cabeça não para e a qualidade do sono fica prejudicada. Com isso, todo aquele equilíbrio fundamental ao organismo, proveniente da correta produção de melatonina do sono noturno, fica comprometido.
     O fato é que, quando deitamos para dormir, no escuro do quarto, e começamos a pensar, parece que os problemas assumem proporções muito maiores. E você sabe por que isso ocorre?
    Porque estamos sozinhos com nosso próprio ser, sem as interferências do dia, como barulhos, outras pessoas, rotinas, fluxo de vida. Então tudo assume uma proporção maior durante o escuro da noite. A nossa sensação de impotência aumenta e parece que não vamos dar conta de resolver os problemas. Ou vem aquela vontade de levantar e resolver na hora. Quem já não passou por uma experiência de deitar, lembrar de algo, começar a pensar incessantemente naquilo, alimentar temores, imaginar coisas, e, depois, no dia seguinte, chegar à conclusão de que aquilo não era um bicho de sete cabeças? 
     Deitar e começar a pensar, fazer "check list mental" do que foi feito, do que precisa ser feito, do que aconteceu ou não aconteceu, prejudica muito a qualidade do sono e a saúde, não faz com que os problemas sejam resolvidos e ainda retarda a resolução, pois, durante o dia, quando as ações devem ser feitas, os reflexos de uma noite mal dormida pesarão contra o humor, a rapidez de raciocínio e a produtividade.
     Uma boa dica é treinar a mente para fugir dos pensamentos da realidade. Conscientize-se de que as coisas não serão resolvidas antes de dormir e comece a pensar em algo fora da realidade, algo bom, como um sonho, um lugar especial, uma situação que você quer que aconteça, ou simplesmente um sonho secreto, só seu, mesmo que seja impossível de acontecer. Mergulhe seus pensamentos nisso e deixe o sono tomar conta.
     No dia seguinte, revigorado, resolva os problemas da realidade. E você vai ver que eles nem eram/são tão grandes assim...
  
                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário