domingo, 23 de março de 2014

O sol deve ser nosso aliado, e não nosso inimigo!

Ao contrário do propagado por aí, o sol é nosso amigo!
Nossos antepassados o cultuavam, enquanto nós somos condicionados desde pequenos a nos proteger dele, como se fosse causador de muitos males.
Não é à toa que o sol tem o título de "Astro-Rei"! Como também não era à toa que nossos avós e pais levavam as crianças da família para brincar ao sol.
Hoje em dia, as crianças estão cada vez mais confinadas, assim como os adultos. Passamos os dias na correria, trancados em salas ou veículos com ar condicionado. Quando temos um tempo para o lazer, procuramos lugares fechados, jogos eletrônicos e similares, ou então nos entupimos de protetor solar para bloquear o sol, propagado como um grande inimigo.
Você já parou para pensar em tudo isso?  Já refletiu sobre a grande indústria que existe por trás dos protetores, bloqueadores e tudo mais? Pois é... É muito interessante que o sol seja visto como vilão, apesar de ter sido tão amigo dos nossos antepassados, durante milhares de anos.
O sol faz bem, é a principal fonte de vitamina D! A vitamina D, comprovadamente, é muito importante na prevenção de várias doenças, como depressão, câncer, osteoporose, enxaqueca, cáries dentais, mal de Alzheimer, distúrbios hormonais etc. etc. etc.Os raios ultravioletas é que têm o poder de sintetização da vitamina D, e são justamente eles os bloqueados pelos protetores/bloqueadores solares.
Além disso, já li muitos artigos sérios (não patrocinados, é claro!) sobre os produtos químicos que compõem os protetores solares. Muitos deles têm potencial cancerígeno (isso mesmo!). E a pele é o maior órgão do corpo humano, tudo o que colocamos nela penetra no organismo através dos poros.
Hoje em dia, constato diariamente como as pessoas estão cada vez mais doentes! Curiosamente, são pouquíssimas as que se permitem exposição consciente ao sol. Se tomassem mais sol, reservassem um tempo maior para lazer ao ar livre, seriam mais felizes e menos doentes!
Como tudo na vida, é necessário EQUILÍBRIO! Por isso falei antes em EXPOSIÇÃO CONSCIENTE.
Aquele ditado "tudo o que é demais não presta" é bem verdadeiro. Ficar torrando no sol nunca vai fazer bem! Aliás, você já reparou que as pessoas passam protetor solar o tempo inteiro e ficam com queimaduras e ardências?
A exposição que faz bem é aquela diária (se possível), rápida (alguns minutos), saindo antes da pele queimar (a gente sente quando começa a queimar, não é?).
Eu uso o bom senso: busco sempre o equilíbrio! Não fico exposta ao sol por muito tempo, mas também não me escondo dele. Sempre que posso, tomo uns minutos de sol, procuro fazer caminhadas ao ar livre, principalmente em dias ensolarados, e não sou neurótica com horários, muito menos fico me escondendo do sol até para andar um pouco que seja.
É isso: se utilizado com parcimônia, só faz bem; fugir dele só faz mal, fato!
Seja um amigo equilibrado do sol e viva mais feliz!!!
                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário