quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Coma menos açúcar!

   Quer prevenir várias doenças (incluindo dor de cabeça, câncer e depressão), ser mais feliz e ter mais disposição? Reduza ao máximo o consumo de açúcar industrializado!
    Alto consumo de açúcar é um vício! 
    Quando falamos em vício, logo associamos a drogas ilícitas ou hábitos moralmente condenados. Uma das definições de vício é "hábito repetitivo de praticar certos atos". Pois então... Podemos ser viciados em algo que não seja considerado incorreto pela sociedade. O problema é que todo vício é maléfico, porque agride a "lei do equilíbrio". Qualquer vício pode ser uma forma de prisão! E isso se aplica ao açúcar também!
   O excesso de açúcar artificial é um dos grandes vilões da vida saudável! Açúcar artificial é aquele refinado, processado, fabricado... Isso inclui adoçantes e farináceos.
   Esse tipo de açúcar entra muito rapidamente na corrente sanguínea, provocando picos de insulina no sangue. E isso é grande causa de desequilíbrio do complexo sistema de hormônios e neurotransmissores do nosso organismo, responsáveis pela harmonia física e mental.
   Hoje em dia, infelizmente, a base da alimentação da população é constituída de açúcar (lanches, massas, refrigerantes, sucos...). Não é à toa que as pessoas estão cada vez mais doentes, deprimidas e e sem energia.
   De fato, estamos vivendo num "mar de açúcar". E açúcar vicia!!! Isso porque ocorre uma aumento na produção de um neurotransmissor cerebral (o GABA - Ácido Gama-Aminobutírico), que faz com que todas as células do corpo trabalhem mais lentamente, dando uma sensação de calma. Lembra a água com açúcar para acalmar, ou a necessidade de comer um doce para desestressar? Pois é... O açúcar promove essa (falsa) sensação "boa", de compensação...
   Com uma alimentação rica em açúcar,  as pessoas já nem percebem o mecanismo do vício instalado. Como não é um vício condenado pela sociedade (aliás, é bem estimulado pela indústria), a tendência é ser considerado algo normal e necessário.
   E o vício do açúcar é tão influente em nosso organismo que sua interrupção abrupta, no caso de quem  ingere altas quantidades de carboidratos, refinados, farináceos etc., pode causar uma crise de abstinência considerável. Isso nos faz lembrar drogas ilícitas, não é? Então pense no mal que faz ao organismo! 
   A grande dica de saúde é: liberte-se do vício do açúcar!
   Mas como???
- Comece conscientizando-se do quanto o açúcar é prejudicial ao seu organismo, observe os hábitos das pessoas ao seu redor e o quanto elas apresentam indisposições, dores de cabeça e outros problemas;
- Aos poucos, vá reduzindo o consumo de açúcar no seu dia a dia, procure descobrir o sabor natural dos alimentos...  A natureza é perfeita, pode crer!
- Para ficar mais fácil, no início, substitua o açúcar artificial por mel puro, rapadura ralada ou açúcar mascavo; A boa notícia é o açúcar natural não causa esses picos no sangue, pois possui índice glicêmico baixo. Por consequência, muitos problemas de saúde são verdadeiramente prevenidos.
- Evite industrializados, prefira alimentos de verdade, oferecidos pela natureza (não estou falando de dietas, de light, zero etc., mas sim de "comida de verdade", que sacia e dá prazer);
- Evite produtos vendidos como zero açúcar; eles possuem outras substâncias químicas que são altamente prejudiciais à saúde.
- Quanto aos outros açúcares naturais, presentes em alimentos (batata, beterraba, frutas etc.), é só pensar na "palavra mágica": equilíbrio! Tudo o que é demais não presta, mesmo sendo natural!
  Com o passar dos dias, você vai perceber o tanto que comia açúcar em excesso, sem necessidade. E o tanto que tudo era um vicio. E o organismo, que é sábio, vai voltar à origem, selecionando o que realmente é bom. Então, o fato de comer açúcar vai deixar de ser uma necessidade e uma fonte de prazer para se tornar um sacrifício. Sim, se tentar voltar, você vai achar tudo muito doce!
   E, é claro, muito importante também: "saia da linha" quando for para valer a pena! Eliminar totalmente algumas guloseimas, ser muito radical, não faz bem. Porém, escolha a qualidade dos produtos e dos momentos. O que faz mal é a rotina descuidada, sem critérios.
   Assim, quando for para aproveitar, você fará isso sem peso na consciência, porque saberá que é apenas um momento, e não uma prática diária e descontrolada.
  No final das contas, ter uma vida doce de verdade é viver bem, com motivação, com saúde física e mental!
   Viva livre! Viva saudável! Viva feliz!


Coma menos açúcar! Você já é doce o suficiente!

hábito repetitivo de praticar certos atos

vício In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-08-18].
Disponível na www: http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/v%C3%ADcio;jsessionid=ROvOYWMuxB+qrm+NIPu+6g__

hábito repetitivo de praticar certos atos

vício In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-08-18].
Disponível na www: http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/v%C3%ADcio;jsessionid=ROvOYWMuxB+qrm+NIPu+6g__

Nenhum comentário:

Postar um comentário