terça-feira, 14 de janeiro de 2014

A importância das pausas e da postura correta durante o trabalho.

Fazer pausas durante o trabalho é requisito essencial para cuidar da saúde ocupacional.
É claro que seria ótimo poder contar com uma equipe de ginástica laboral todos os dias, mas, mesmo assim, não seria suficiente: “Cada indivíduo é responsável por sua saúde no ambiente de trabalho!”
O recomendado é tirar um tempinho durante o expediente para fazer exercícios de alongamento e relaxamento ou mesmo para se movimentar um pouco (levantar para pegar um copo d’água, por exemplo).
Esses minutinhos jamais devem ser encarados como um tempo perdido, mas sim como um ganho, pois os benefícios são cientificamente comprovados: prevenção de doenças profissionais, de estresse, depressão e ansiedade, melhoria na flexibilidade, na coordenação e na postura, sensação de bem-estar, melhoria na produtividade e redução da fadiga no final da jornada, benefício aos sistemas cardíaco, respiratório e esquelético, entre outros. Além disso, melhoram o equilíbrio biopsicológico, o desenvolvimento da consciência corporal, as tensões emocionais, a atenção e concentração nas atividades desempenhadas. Fazer os exercícios em grupo contribui para melhorar o relacionamento social e o trabalho em equipe.
Os exercícios de alongamento e relaxamento são simples e podem ser feitos em qualquer horário, isoladamente ou em grupo. São várias opções, sendo que muitos podem ser feitos na própria cadeira de trabalho.
Outro ponto importante a ser observado é a postura. Quem nunca se descuida quanto a isso? Quando percebemos, estamos com as costas curvadas, “deitados” na cadeira... , não é?
Tanto os exercícios quanto a postura correta são hábitos que devemos adquirir. E hábitos só são adquiridos mediante ações rotineiras. No início, vai ser necessário prestar atenção, deixar lembretinhos para si mesmo, policiar-se... Depois, com o hábito formado, tudo fica natural, deixa de ser uma obrigação e passa a ser uma fonte de prazer rotineira, um cuidado consigo mesmo. 
E tudo isso serve também para quem trabalha em casa ou por conta própria. 
Na empolgação da atividade ou na necessidade de cumprir prazos, a saúde acaba ficando em segundo plano. Só que não podemos nos esquecer dos problemas que podem surgir em longo prazo. Por isso, lembre-se: parar uns minutinhos não vai ser a causa do seu atraso, mas sim do seu aumento de produtividade e maior garantia de saúde.
Veja neste link um tutorial autoexplicativo com exercícios fáceis e que podem ser feitos isoladamente ou em grupo. 
Veja aqui alguns ilustrativos de postura correta e incorreta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário