sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

A Qualidade de Vida e seus Pilares

Qualidade de Vida é "tudo", ou seja, tem a ver com tudo o que nos cerca e, principalmente, nossa relação com esse "tudo".
Falar em Qualidade de Vida nunca esteve tão na moda, mas alguns conceitos estão distorcidos.
Primeiramente, devemos compreender que a percepção da qualidade de vida é individual e multifatorial. Em outras palavras, o que é qualidade de vida para mim, pode não ser para você! Da mesma forma, é inconsistente definir qualidade de vida somente a partir de condições de saúde ou financeiras.
Nesse contexto individual, a qualidade de vida está atrelada a experiências, crenças, educação, cultura, fase da vida, sonhos de cada um.
Contudo, alguns aspectos básicos e concretos devem ser trabalhados para que possamos viver bem de fato e, assim, ter mais garra e motivação para lutar pela realização dos aspectos mais subjetivos e intrínsecos. Sim, porque a qualidade de vida é uma mescla de fatores palpáveis e abstratos.
Como lutar por uma grande realização pessoal quando falta saúde, trabalho e moradia digna? Por outro lado, quando todas as necessidades básicas estão muito bem atendidas, como lidar com o vazio interior, com a falta de algo mais?
Em todas as reflexões entram o que eu chamo de "pilares da qualidade de vida". Eles nos dão a base para manter uma vida equilibrada. E não há palavra melhor para definir qualidade de vida do que "equilíbrio".
A ideia é abordar os pilares em vários textos neste blog, que podem ser filtrados por marcadores. São eles:
- alimentação realmente saudável (sem paranoias ou dietas milagrosas e sofridas) - marcador "alimentando corpo e alma";- atividade física (como fonte de prazer, não por obrigação) - marcador "vivendo em movimento";
- sono de qualidade - marcador "dormindo com os anjos";
- equilíbrio emocional - marcador "equilibrando as emoções".
Os outros marcadores do blog também têm tudo a ver com qualidade de vida, servindo para dividir melhor os posts por interesses mais específicos.
Com o aprofundamento no assunto, torna-se possível entender que tudo está incluído nesses pilares de alguma forma.
Então a amplitude do tema começa a ser melhor digerida e ramificada a tudo o que envolve o nosso dia a dia, mostrando a nossa responsabilidade como autores da própria história.
Tua vida é obra Tua!


Parte da palestra "Vivendo com Saúde e Qualidade"


Nenhum comentário:

Postar um comentário